terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Não Gosto de Flores!

Não gosto de flores, mas não é de todo verdade. Gosto de jardim bem cuidado, flores de pracinhas, flores que nascem na beira do asfalto sem ninguém ter plantado, dos vasinhos de flores nas janelinhas coloniais expressando: " aqui mora uma senhorinha cuidadosa, tem retrato do marido falecido pintado e pendurado na sala, seus móveis sao de macanaíba encerados e quase nunca recebe visitas, porque filhos e netos não tem tempo para senhorinhas."
Nao gosto de ganhar flores. De ninguém. Nem de namorados, maridos e afins... Você pode estar pensando que sou uma mulher dura, ressentida e que provavelmente nunca ganhei flores. Errado, já ganhei muitas flores na vida, buquês das mais coloridas rosas, vasos sortidos e orquídeas solitárias. Pra mim bastavam os cartões que as acompanhavam.
Não sou ambientalista, nem de nenhum outro grupo radical que condena a venda de flores comerciais pelo mal causado pelo uso de agrotóxicos. Meu motivo é outro: são caras.
Quando vejo um cara com flores vindo na minha direção já começo a calcular quando custaram. Dependendo das flores, poderia ser aquela blusa que namoro na vitrine, uma carteira, um cinto, uma parcela daquela sandália maravilhosa...Vamos combinar? Flores murcham. E depois que murcham ? Fazer o quê? Escolher uma simbólica e guardar dentro de um livro grosso pra envelhecer junto com os sentimentos? Já fiz isso... Um dia abri um livro e deparei-me com a defunta, depedaçando, não havia mais pétala sobre pétala, apenas o cheiro fúnebreno ar e a incerteza na minha mente de quem havia me dado aquela rosa.
E tem mais... pra mim , homem quando dá flores de presente é que não quer se comprometer a comprar algo mas pessoal, flores genericamente agradam a todas ( exceto a mim, talvez aberração feminina). Quando ganho flores, não saio mostrando pras amigas ou colegas de trabalho ( por que eles tem essa mania de mandar entregarem em lugar mais público possível). Ponho na água por obrigação, e não troco. Até murcharem e irem pro lixo deixando um rastro de água fétida no vaso.
Acho a cena triste, deprimente talvez... um buquê na lata de lixo, sem glamour, sem surpresas, sem amor... Mas fazer o quê? Flores murcham e eu não gosto de ganhar flores.

32 comentários:

  1. Muito bom Alessandra, mas penso eu que você devia olhar o ato de presentear com flores mais do que um gesto físico e as flores são mais do que um objeto. Quem da flores não pretende (eu pelo menos) lhe dar um maço de mato colorido qualquer, quem da flores presenteia com a beleza, com o perfume e com a vida, efêmeros como a juventude e a beleza humana esculpidas pela natureza na forma de singelas pétalas de flores.
    Não reduza um gesto assim a um mero sentimento consumista,,,,,rsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Rsss uma P.. igual vc gosta de dinheiro...

    ResponderExcluir
  3. me identifiquei com seu texto!! tbm odeio ganhar flores..prefiro qqr coisa mais útil..e q não murche, que não morra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sapatos e roupa
      Não
      Morrem mas vão parar no lixo

      Também

      Excluir
    2. Minha mãe odiava flores porque viu muitas quando a mãe dela morreu quando ela tinha 25 anos e eu partilhei essa dor com ela. Tentei gostar, mas o cheiro delas murchando, me lembrava defuntos mesmo. Desde então , adquiri ojeriza. Sou professora e quando as crianças me dão florezinhas, coloco_as num painel com fita durex , o nome da criança e a data. Até que o painel fique cheio. Passo uma pincelada de verniz pra deixar com cara de viva, tiransparente e depois de um tempo betume. Afinal, a flor já foi assassinada mesmo. Não é um ser vivo?

      Excluir
  4. Você não é uma aberração feminina, simplesmente faz parte de um seleto grupo de mulheres que, assim como eu, não gosta de ganhar flores. Prefiro vê-las em um jardim irradiando energia do que murchando num cantinho qualquer... Muito bom o texto!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm não gosto pois e uma recordação que acaba rápido de mais mucha muito rápido agora se for aquelas q da pra plantar aí sim vai durar bem tempo
      Até mesmo por que eu gostaria de ganhar muitas rosas mas quando Deus mim levar

      Excluir
  5. Oii,meu nome é cassia e tbm nao gosto de flores,elas murcham e me lembram velorios tristes e deprimentes

    ResponderExcluir
  6. Ufa pensei q era uma aberração tbm rsrsrs ... Adoro flores e tudo que a natureza nos proporciona, porém não me comove ganhar um buquê de rosas vermelhas por exemplo....

    ResponderExcluir
  7. Nunca recebi Buquê de rosas vermelhas de namorado nenhum,meu sonho, é sempre assim: Quem quer, nunca tem.

    ResponderExcluir
  8. Tbm não gosto de bouquet de flores ,e meu marido já sabe e concorda comigo .Graças a Deus ele me conhece bem e me da presentes uteis.Trocamos presentes fora de época .No dia mesmo dos namorados não compramos nada de presente.

    ResponderExcluir
  9. Nós que não gostamos de flores, somo duramente criticadas,somos as "incessíveis". Mas, como você diz no texto: preferimos coisas mais úteis e que mal a nisso?
    Prefiro que elas floresçam nos jardins que na mesa da minha casa.

    ResponderExcluir
  10. Não gosto de flores,e também não gosto de nada cobrindo meus móveis, acho melhor eles simples do jeito que são,sem nada de pano por cima, quanto as flores elas lembram o fim de uma vida, e isso me deixa triste.

    ResponderExcluir
  11. Acabei de ganhar uma flor de aniversário e com toda sinceridade que eu tenho, devolvi para quem me deu... não gosto de flores, a simples presença dela me faz mal. Não tem explicação, mas prefiro ser sincera com o que eu sinto do que iludir alguém achando que me dar flores ira me fazer feliz... Não sou insensível, só não gosto mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Eu amo as flores, mas lindas e viçosas nos jardins, vasos,estampadas em roupas, quadros...amo o colorido e seus perfumes qdo sopradas pelo vento e sob o sol, mas não retiradas e montadas pra me presentear. No dia seguinte sempre dão aquele cheiro de velório... e de nada serviram, murcharam pra sempre. Prefiro chocolates, relógios, sapatos, lingeries...enfim, flores são lindas, mas vivas e no seu devido lugar.

    ResponderExcluir
  13. Kkkk Achei q era a única q não gosta de ganhar flores. Bom saber q não estou sozinha.

    ResponderExcluir
  14. E eu me achava esquisita por nao gostar de flores! Que bom que nâo estou só! Prefiro ganhar chocolates ou ser convidada para um café...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu odeio flores não plantão nunca no meu quintal,meus filhos há está o avisado se eu morrer não coloca nenhum tipo de flores no caixão;nem natural e bem artificial flores para mim e assim ela lá eu cá longe de mim

      Excluir
  15. Pensei que fosse só eu! Eu falo sempre, só né dêem flores quando eu morrer. Flores mortas é pra morto! Tenho paixão por flores, plantas todos os tipos. Se me der flores vivas ficarei extremamente feliz!!!! Mas acho um absurdo retirar as flores pra morrerem em 3 dias. Tão lindas, fazem presença na hora e morrem. Minha opinião!!

    ResponderExcluir
  16. Concordo em gênero, número e grau.Vamos deixar as flores nos jardins,parques e etc... É um presente que não gosto de ganhar, prefiro chocolates ...rsss

    ResponderExcluir
  17. Eu amo flores,mas não gosto de ganhar elas,detesto!
    Acho muito clichê, ninguém no fundo faz por vontade,faz pq é tradição e clichesismo,ao invés de flor,me dê mais amor,me prove um gesto lindo,ajude alguém que precise com esse dinheiro,ficarei muito feliz.

    ResponderExcluir
  18. Eu nunca gostei de receber coisas perecíveis em geral, flores e chocolate mais ainda! Me pergunto pra quê, sendo que vão morrer ou virar literalmente bosta! Prefiro mil vezes um presente material que eu possa guardar pra sempre ou uma experiência. (tipo uma viagem ou passeio)

    ResponderExcluir
  19. Meu namorado no primeiro dia me deu um buquê de flores, ainda não tínhamos nada, era nosso primeiro encontro. Eu achei meio impulsivo, já que costumo agir com a mente não com meus sentimentos. Mas passou! Quando nos separamos ficamos 3 meses separados, ele entregou flores no meu trabalho, onde as pessoas eram extremamente tóxicas eu queria expor muito pouco da minha vida, e ele me expôs por completo, todos queriam saber de quem era. Sempre lembravam daquele momento, foi constrangedor. Hoje reatamos e completamos 1 ano e 10 meses, pra mim já não é tão especial como será nós 2 anos juntos, acho maçante todo mês dar alguma coisa, e minha família não sabe que voltamos, e ele mandou um buquê novamente. Complicado pq eu não gosto e já disse, mas ele não respeita a minha vontade

    ResponderExcluir
  20. Lara vc um dia irá morrer e virar algo pior do que bosta( não que vc seja algo melhor atualmente).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oshe kkkkkk, a pessoa me manda uma dessas do nada, vai ter o que fazer em vez de tentar dar patada em alguém que você nem conhece ou sabe o nome verdadeiro.

      Excluir
  21. Não gosto de flores, nem na minha floreira tenho paciência de cuidar. Mas acho bonito ver um jardim bem cuidado por alguém que gosta.

    ResponderExcluir
  22. Sou uma mulher que des de menina não gosto de flores chego passar mal quando a flor está próximo aos meus olhos aprecio plantas que não apresenta flores hoje tenho 66 anos sou feliz . Amo perfumes ,beleza pra mim é o mar pessoas cabeça de 💡 idéias .flor não me faz bem.

    ResponderExcluir